domingo, 31 de maio de 2020

31 DE MAIO - BOLETINS DO CORONAVÍRUS DAS CIDADES DA REGIÃO


6º MORTE EM BURITI


DE ONTEM PARA HOJE SUBIU DE 9 PARA 12 CASOS

DUQUE: MANTEVE ALTERADO. PARABÉNS!


COM 5 MORTE DE COELHO NETO + 6 DE BURITI, TEMOS 11 ÓBITOS NA REGIÃO.


SUBIU DE ONTEM PARA HOJE 48 PARA 52 CASOS CONFIRMADOS




O TRABALHO DOS VEREADORES DE DUQUE

Vereador Valter Marques,  Sessões da Câmara podem ser transmitidas via redes digitais. 



Escrevi recente uma carta aberta sugestiva ao Presidente da Câmara Municipal de Duque Bacelar, referente à necessidade do retorno das reuniões do legislativo local, suspenso desde a pandemia do coronavírus. Na intenção de colaborar com os vereadores (no qual tenho boas relações) e alguns me retornaram positivamente a carta, venho continuar mais um bocadinho o diálogo, através desse meio de comunicação, sobre essa questão exposta.

Sim, é fato que a pandemia exigiu de nós um distanciamento diário e mínimo  uns dos  outros. Porém, com as tecnologias das redes sociais existentes, mesmo o Presidente Valter Marques não tendo o domínio, pode sim contratar consultores em nossa cidade para ajudá-los, assim as reuniões dos vereadores serão transmitidas para a comunidade. Hoje mesmo recebi o link da Paróquia de São José para assistir a missa dominical pelo facebook (hábito que desde a pandemia milhares de igrejas católica-evangélicas se apoderaram dessas mídias (eu assisto aos cultos das Igrejas Batistas de Brasília, Anápolis e São Luís – no qual frequento – em dois canais, estando em casa).  

É preciso que os vereadores – oficialmente – voltem a trabalhar em Duque. Dentre esse meu pedido e reclamação, sugiro que os vereadores estejam na frente da organização de um Comitê de Combate ao Coronavírus em nosso Garapa, envolvendo lideranças civis, politicas e religiosas, a juventude engajada nossa, devido a situação das contaminações estarem se agravando e crescendo.

Nesta consideração, já temos famílias inteiras infectadas e em isolamento, muitas pobres, e as tais precisam de auxílio e ajuda alimentícia, moral, espiritual, psicológica. Logo, como o comportamento do Legislativo garapense é mais de assistência social, os vereadores podem chamar a sociedade, formar o Comitê de Combate ao vírus, fazendo as políticas certas e ações pontuais precisas.

Esse vírus precisa de guerreiros de diferentes áreas, e em frente de batalhas afins para vence-ló.

 Afinal, estamos em guerra.

LINK DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ, ONDE SE ASSISTI EM CASA AS MISSAS.


CANAIS ONDE ASSISTO OS CULTOS DA IGREJA BATISTA EM SÃO LUIS


sábado, 30 de maio de 2020

30 DE MAIO - CONTAGIO DO CORONAVIRUS NA REGIÃO GARAPENSE

                                                             
Novo caso em AC, somando 9 contaminados.

                                                   

OUTRA MORTE NA CIDADE, SENDO 5




CN SOBE DE 261 PARA 288 CONFIRMADOS. 27 NOVOS CASOS EM UM DIA




MAIS 1 CASO EM DB

                                                           


3 NOVOS CASOS EM MIGUEL ALVES




sexta-feira, 29 de maio de 2020

VEREADORES BACELARENSES VAMOS VOLTAR AS ATIVIDADES DA CÂMARA


Caro Senhor Presidente da Câmara de Duque Bacelar, Valter Marques, e aos demais vereadores da Câmara Municipal 

                                                                       Saudações municipais

Em diálogo com a vereadora Vanuza Flora, no observar de seu trabalho via redes sociais, no legislativo da vizinha cidade de Buriti, fiquemos sabendo que  após o susto inicial da Pandemia do CONVID -19 na cidade, os trabalhos do legislativo municipal  há semanas esta acontecendo através das sessões semanais na Câmara de Vereadores. Eles sabendo das regras do distanciamento social; de não agremiações da população, na sessões todos os vereadores usam máscaras, distante alguns metros uns dos outros, realizam os debate e as pautas do momento nas sessões, e  para os cidadões buritiense ficarem sabendo nas plenárias, as mesmas são transmitidas  através de uma rádio local e de um aplicativo via rede social para a comunidade.

Hoje, 29 de maio, a vereadora Vanuza Flora requereu junto ao Plenário para se buscar e saber o como os  comerciantes dessa  cidade estão atuando para conter o avanço do coronavírus na cidade, diante mesmo, do diagnóstico de quer o vírus em Buriti,  poderá  está sendo transmitido nestes estabelecimentos.

Mediante, também hoje - 29 de maio - haver conversado com dois vereadores garapenses, pergunto ao Presidente Valter Marques: quando os trabalhos das Sessões da Câmara Municipal em Duque Bacelar retornarão?

Naturalmente, ao fazer a perguntar, não estou desejando  que  os trabalhos retornem e as portas  do prédio do legislativo garapense devem ser abertaspara para a  população em corpus e pessoalmente fiquem ouvindo os debates de vossas senhorias. Não, repito! E sim que vocês retornem – no dever de vocês – as atividades, e ao fazer, usem a inteligência de vocês (busque consulterem se não souberem) e transmitam as Sessões através da rádio São José, live on line via internet ou outro aplicativos para os cidadãos, assim como está se fazendo em Buriti e em outras centenas e centenas de cidade do Brasil;  além da Assenbléia Legislativa, em São Luís; a Câmara dos  Deputados e o  Congresso  Nacional, em Brasília.

É preciso retornar as atividades também por que nenhuma outra pasta do executivo municipal garapense deixou de funcionar (saúde, educação, agricultura, administração), até mesmo o Prefeito Jorge Oliveira está recebendo com devidas precauções a muitos, devidos o corononavírus,  incluindo os vereadores no Gabinete.

Diante disso,  alerto: o Coronavírus está se aumentando em Duque Bacelar e algumas medidas devem ser tomadas pelo legislativo da cidade, além de outras questões, ajudando o poder executivo via Secretaria de Saúde e seus agentes (enfermeiros, médicos, agentes de saúde afins), no combater a epidemia/pandemia, onde já  até tivemos caso de internações em Caxias – MA de pessoas contaminadas.

Como recente, uma jovem de Duque Bacelar afirmou em rede social através de vídeo que o Prefeito da cidade é, e somente é mesmo, primeiramente, um funcionário público, devendo trabalhar para o bem comum; acrescento também que, os vereadores são, e somente são mesmos  servidores que devem trabalham para o bem da população e seus interesses públicos, e sendo assim, pergunto de novo: quando  os trabalhos da Câmara retornarão para se  discutir os problemas comunitário-políticas públicas locais, dentro da realidade da pandemia e avanço do coronavírus entre nós, como demais pautas precisas?   


Vereadora Vanuza Flora (Sessão dia 19 de maio de 2020) em Buriti. Atuação do Legislativo diante da pandemia




            

29 DE MAIO - BOLETINS DE AFONSO CUNHA, BURITI, CN, DUQUE, MIGUEL ALVES



8 CASOS NA CIDADE


104 CASOS. E A CIDADE COM 4 MORTOS



MORTE 3. 182 ATIVOS  NO MOMENTO. PREOCUPANTE!


40 CASOS. ESTÁ CRESCENDO. ONTEM SE TINHA 31 CASOS 




45 CASOS. TENDO 25 RECUPERADOS. QUE BOM!!

quinta-feira, 28 de maio de 2020

28 DE MAIO - BOLETINS DE AFONSO CUNHA, BURITI, COELHO NETO E DUQUE

AFONSO CUNHA 07 casos


BURITI atingiu 101 casos de COVID -19

Coelho  Neto chegou aos 240 confirmados

Duque/ Garapa chegou 31 casos, sendo 22 ativos

Nos cuidemos. Cuidemos das pessoas dos grupos de riscos.




terça-feira, 26 de maio de 2020

3 NOVOS CASOS DE COVID -19 EM DUQUE


              A SEMUS - Secretaria   Municipal de Saúode da Prefeitura de Duque Bacelar confirmou hoje mais três (3) novos casos de pessoas contaminadas pelo CONVID -19, virus no corona, em Duque.

          Ontem tínhamos 13 ativos, com cinco 5 recuperados. Hoje, 26 de maio, 16 ativos, com 6 recuperados. No total 22 pessoas entre nós foram já contaminados.

              Vamos todos nos cuidarmos, praticando todas as medidas para os casos não aumentarem.

              Garapenses, em alerta total!
BOLETIM 25/MAIO


BOLETIM 26/MAIO

domingo, 24 de maio de 2020

BREVE RESUMO DA ORIGEM DE MIGUEL ALVES - PI


          
Pináculo de Bronze da Igreja de São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves.
  
Os historiadores locais não sabem a data precisa de quando o primeiro súdito do Imperador do Brasil chegou ao espaço geográfico que hoje existe a cidade de Miguel Alves, no Piauí.  Porém, é certo que Miguel Alves, migrante fugídio das secas do alto sertão do Piauí ou Ceará, na busca de vida mais prospera e digna, decidi recomeçar sua existência nas proximidades do rio Parnaíba. Assim, construiu em uma colina sua casa. No correr dos anos o lugar com a associação de outros súditos do império, popularmente,  passou ser chamado de Monte Alegre.

Na eclosão da guerra da Balaiada (1845- 1849), todos os sítios e fazendas de brancos nas adjacências de Monte Alegre, tanto do Maranhão (Boqueirão, Fazenda Santana, Curralim, etc), como no Piauí (Fazenda Conceição dos Bacelar, etc) sofreram ataques e dominações dos revoltosos. Após o sufocar dos revoltos na região pela oposição bélica governista, alguns moradores se sentiram motivados a viverem nos domínios de Miguel Alves. 
       
       Posteriormente, com os empreendimentos da navegação do rio Parnaíba (começado em 1857), tendo os navios vapores necessidades de ser abastecidos com lenhas para alimentar as caudeiras, o lugar se tornou um porto natural para isso, o que causará maior crescimento populacional do lugarejo, como da sua economia, pois a navegaçaõ favoreceu o fluxo da economia e de pessoas. Logo, Monte Alegre passou ser conhecido mais como Porto da Lenha.


Miguel Alves, ao fundo o Rio Parnaíba


Na margem parnaibana do Maranhão, o Boqueirão e o porto do Chicão, no Curralim (atualmente Coelho Neto), cumpriam também essa função, recebendo os benefícios da navegação.

No consolidar da navegação do rio Parnaíba, o fazendeiro e advogado Bernardo José Martins, proprietário da Fazenda Santana, cujas terras chegavam até a margem do rio, decide construir uma estrada da Fazenda Santana ao Parnaíba, criando o seu porto natural, que em 1881, já era conhecido como  Porto Garapa.

Bernardo Martins, empreendedor, precisava comercializar seus produtos nos Gaiolas, bem como viajar para as cidades de Parnaíba e a jovem capital Teresina, no período, com menos de 30 anos  criada.
A ausência até então de alguns documentos, como de tradições orais, não nos fazem nem supor quais foram os primeiros moradores do Porto Garapa, seus vendedores de lenha para os navios. O certo é que o Garapa nos anos 80 de 1800 até a década de 1920, pouco cresceu em números de pessoas e economicamente. Fato, contrário a povoados/portos como Croa da Onça, Peixe Magro, pois, e devido ao Porto da Lenha, no Piauí, que com o crescimento vertiginoso pela navegação, já na década de 1890  tinha status de Vila. Decerto, continuando crescer, sua gente se desenvolvendo, se organizando politicamente, a Vila de Miguel Alves, em 24 de maio de 1912, se emancipando de União – PI, se tornou então cidade batizado com o nome de seu primeiro morador. 

Enfim, esse breve resumo é apenas um exercício intelectual, fruto de reflexões e abordagens  sendo ainda pesquisadas (e em aprofundamento), buscando entender quais influências sociais e comerciais a cidade de Miguel Alves exerceu no crescimento e na vida do povo do Porto e Povoado Garapa - hoje cidade de Duque Bacelar - desde o século XIX até os dias presentes. Também homenageando Miguel Alves e alguns amigos que lá vivem. Essa nossa cidade co - irmã piauiense, que em seu aniversário diferente de 108 anos, as pessoas do lugar estão mascaradas e isoladas umas das outras no arteamento de bandeiras e demais ações de comemorações, devido os dias ser de pandemia. 


Pescadores do Parnaíba, em Miguel Alves.


Miguel Alves, outro ângulo


sábado, 23 de maio de 2020

MAIS INFECTADOS EM AFONSO CUNHA PELO COVID -19

   Desde o dia 19/05 quando surgiu o primeiro caso de infectado pelo COVID - 19 em Afonso Cunha, o novo Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado/22,  são de mais 5 novos casos. Sendo que a cidade está agora com seis, crescendo assim a curva de contaminados.
   Torcemos para a sociedade e as lideranças politicas e civis da cidade se precauverem. Estamos em guerra.

BOLETIM DE AFONSO CUNHA

2º LIVE SOLIDÁRIA DOS CANTORES DE DUQUE



  Depois da 1º Edição da Live Solidária dos cantores de Duque Bacelar, ocorrida dia 1º de maio,  organizada pelos professores e ativistas culturais, Neto Bispo e Neto do Ari,  tendo a mesma alcançado enorme receptividade  e críticas bastantes favoravíes por parte da comunidade garapense, tanto a  vivendo  na cidade, como espalhados em diversões rincões do Brasil, a 2º Live Solidária, foi preparada com os mesmos objetivos da primeira edição:  ajudar as pessoas se entreterem na quarentela ( estando em suas casas); contribuir socialmente com pessoas que precisam na cidade ( com as doações arrecadadas), bem como divulgar e promover nossos artistas músicais locais.

      A mesma acontecerá hoje apartir das 18h, tendo a participação além de Rosaina Araujo e Wesley Safadinho, participantes da 1º Live, mais também dos talentosos Mayke Vital e Eudia Machado, que tem algumas musicas gravadas.

   O fato de se viver numa pequena cidade, não significa que as pessoas não possam se utilizar de tecnologias democráticas, acessivéis a todos, como as redes sociais, promovendo os talentos e fazendo o bem. O contrário, devemos nos apropriar disso tudo, soltar nossa voz  e tornar uma noite de nossos amigos e conterrânios cheia de música, show e alegria. 

     E isso é o que importa, como conseguir levantar as doações, fazendo o bem. 


sexta-feira, 22 de maio de 2020

BOLETIM DE COVID -19 DAS CIDADES VIZINHAS - 22 de maio



  Os Boletins epidemiológicos do COVID - 19  nas três cidades vizinhas – Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar - não param de crescer.

  Em Buriti, ativos 24 pessoas; 23 recuperados, mais com 4 mortes.




  Em Coelho Neto: 134 confirmados, com 102 ativos, tendo já duas mortes.  




  Aqui em  Duque já são 11 ativos, com 19 suspeitos.



terça-feira, 19 de maio de 2020

1º MORTE EM COELHO NETO E 1º CASO EM AFONSO CUNHA DE COVID -19

  Nesta noite de terça feira (19/5) houve a confirmação da primeira morte em Coelho Neto em conseguencia da COVID 19, somando a quarta pessoa a falecer  em nossa região pelo coronavírus.

 
BOLETIM DE AFONSO CUNHA

A Secretaria Municipal de Saúde de Afonso  Cunha também notificou o primeiro caso no município nesta terça 19 de maio.

AVANÇO DO CORONAVÍRUS EM BURITI, COELHO NETO E DUQUE


  Segundo os Boletins Epidemiológicos das Secretarias Municipais de  Saúde dos municípios de Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar, de ontem para hoje, os testes de pessoas confirmados do COVID - 19 vem crescendo. 

  Em Buriti houve a terceira morte nesta terça feira.

 Isso é preocupante.

  É preciso mais ações, tanto dos poderes constituidos destes municípios, como as precausões dos seus cidadãos, em atitudes mais sérias  de isolamento social, uso de máscaras, etc, para contemos a epidemia.



BOLETINS DIA 19 DE MAIO


BOLETIM DE BURITI


BOLETIM DE COELHO NETO


BOLETIM DE DUQUE BACELAR


segunda-feira, 18 de maio de 2020

18 DE MAIO EM DUQUE BACELAR - NÃO A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

  O dia 18 de Maio  é o Dia Nacional  de Combate  a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

  A data faz alusão  a 18 de maio de 1973, onde em Vitória, no Estado do Espirito Santo, Araceli,   uma criança  de oito anos, sofreu um crime bárbaro, tendo todos os seus direitos humanos violados. O crime que chocou o Brasil ficou conhecido como o " Crime Araceli''. Entretanto,   os criminosos nunca fora punidos. 
A partir de então em diversos recantos do país, mobilizações e ações contra o crime de violência sexual contra as crianças e adolescentes são organizados neste dia.

  Em Duque, segunda Venilza Alves,  devido a pandemia do COVID -19, não foi possível uma grande mobilização, buscando evitar aglomerações. Todavia,  a Secretária Municipal de  Assistência Social e Segurança  Alimentar, o Conselho Tutelar, divulgaram  em carro de som,  uma vinheta pelas ruas da cidade sobre a Campanha, e  o Núcleo de Apoio a  Crianças e  Adolescentes da cidade postaram  um  vídeo muito criativo sobre a Campanha nas redes sociais.

  A Constituição Brasileira no artigo 227 assegura a proteção integral à criança e ao adolescente, onde enfatiza:

  "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."




domingo, 17 de maio de 2020

SOBRE O AMOR


                     Abraão Ribeiro
                           
Vou escrever sobre o amor
dando a minha opinião:
existe o amor verdadeiro
 e outros de traição.
O amor é como dordonho.
Ele nasce nos olhos,
mas quem manda é o coração.  

O amor verdadeiro origina-se de Deus.
Quando o amor é realista
a gente  não o compra.
O amor a gente conquista.
Seja de que forma for
nunca se iluda com o amor
logo na primeira vista.

O amor real vem de Deus.
O falso é uma farsa.
 O amor sincero é como uma rocha.
 O falso é como uma fumaça.
O amor que não é puro
só fica seguro enquanto o vento passa.

O amor ilusório e corriqueiro
em todo lugar é capaz.
Em cidades e povoações
é onde se praticam mais.
Ele é como a vela
que se parece tão bela
mas com o calor se desfaz.

Jovens se um dia o cupido
invadir seu coração
bote os joelhos em terra,
a Deus peça sua proteção.
Pode não ser seu amado
é outro que vem de lado
com amor de traição.

Essa palavra atraente 
conhecida por amor
é uma palavra abstrata.
Ela queima com ardor
mas quando não é fiel
amarga mais do que fel
e perde todo o sabor.

Agora caro leitor 
faça sua meditação.
Se seu amor é real 
ou é só uma ilusão. 
Dobre os joelhos com fé
e peça o Senhor Javé 
pela sua convenção. 

       
Abraão  Ribeiro e   Angélica Januário, últimas fotos. Viveram casados 76 anos.

sábado, 16 de maio de 2020

POETA MAIS IDOSO DE BURITI MORRE VÍTIMA DE COVID -19


 
Abraão Ribeiro ( 1924 - 2020)

    Com tristeza no coração e lágrimas no olhar noticiamos a partida de Abraão Ribeiro, 96 anos, o poeta mais velho de Buriti, como  da região morros garapenses, nesta manhã de sábado, 16 de Maio.

 A cidade de Buriti está comovida pela perda.

 Nascido em 1924 no povoado São Francisco, em Buriti,  filho de Zulmira Marques e  Gideão Ribeiro, Seu Abraão, como era popularmente conhecido, também foi político, líder social e religioso na terra de Inácia Vaz, fundando partidos, associações  e o movimento das Comunidades Eclesiástica de Base, CEBs, da Igreja Católica Romana.
 Foi casado com Angélica Januário Ribeiro, doce e amável pessoa, sua companheira,  por 76 anos.
 Seu Abraão  é avô do Padre Flavio Lima, que foi pároco no Garapa, no ano de 2009.

O mesmo estava internado no hospital da cidade alguns dias, mas não resistiu. Ele é a segunda vítima da COVID -19 , em Buriti, em menos de uma semana.


OBRAS

Abraão Ribeiro além de ter publicados alguns cordéis, participou dos livros  "Vozes Poéticas dos Morros Garapenses"; "Aventuras Literárias – Festival Buritiense de Poesia" e "Buriti, nosso Berço, nossa História", tendo seus poemas e relatos de sua vida publicados nessas obras.

NOTAS DE PESAR

Durante o dia de hoje diversas  autoridades administrativas, politicas, sociais e personalidades de diferentes setores, em redes sociais,  emitiram notas de pesar e homenagem a Abraão Ribeiro, como o advogado e ex- Promotor buritiense Raimundo Marques:

Caríssima Eulina.

Dirijo-me a você, embora pudesse faze-lo ao Floriano e à Angelica, vocês  com quem, vez por outra, embora esporadicamente, me encontro, para externar nosso sentimento neste momento.  Acompanhei  as notícias diárias relacionadas  ao estado de saúde do velho amigo Abrãao, que sempre foi  muito ligado à nossa família,  compadre dos meus pais, ao que me parece, seus padrinhos, salvo engano, em nome de quem apresento nossas sentidas condolências pela "viagem" de um dos homens de bem de nossa terra. Referência de uma geração
de homens  de bem,  na linguagem popular: uma categoria em extinção. Homem temente a Deus, de uma conduta ética  impecável, exemplo de virtuosidade no trato com seus semelhantes, especialmente com a  familia, que ele soube respeitar, deixa um belo legado aos filhos e às gerações que lhe sucedem. Sempre humilde sem se deixar humilhar, amante da leitura e da literatura, vai fazer falta à humanidade, tão carente de pessoas de bom caráter. Rogo ao Criador dos mundos, que   o receba e que tenha lhe reservado um merecido lugar entre os justos e os bons. Como ressaltou, em belíssima homenagem, a Idinete, a essas alturas o Céu deve estar em festas, no Reencontro  do bíblico Abrãos  com o Pai. Rogo, de igual modo a Deus, que conceda a vc e a todos os familiares, o conforto e a fé nesta hora  de justificada dor. Fraternalmente pela família de Horocidio Marques, seu amigo Raimundo.


Professora Santana, atual Secretária de Agricultura de Buriti:

Reconhecemos  seu Abraão  como uma pessoa que deixou legado para os seus amigos e conterrâneos.
Homem justo, honesto, trabalhador, comprometido com as causas  sociais , exemplo de fé e respeito pelo seu povo e sua familia.
Um grande missionário  que dedicou sua vida a serviço  da evangelização das CEBS. Aprendi  muito  com ele
Fomos  companheiros nas lutas sindicais, politicas  e sociais.
Teve vida longa para dar exemplo de fidelidade   à fé  que abraçou  e as  suas promessas batismais.
Deixa saudades, mas no céu,  com certeza, vai rogar por nós  que fomos seus companheiros de luta e que ficamos para dar continuidade dos seus sonhos.
Descanse em paz, seu Abraão!


Kenard Teixeira Azevedo, cidadão buritiense:


Seu Abraão é provavelmente o homem mais íntegro que conheci na vida. Espiritualizado, honesto, responsável, ético, simples, humilde, culto e fiel. Um homem de fé, porque fé significa confiar, e ele era um ser iluminado digno de toda confiança, uma pessoa do tipo que eu quero me tornar um dia. Abraão, nome forte herdado do patriarca judeu, é mais um tesouro maravilhoso  que Deus me deu e que viverá para sempre na minha infância. Hoje compreendo que deveria ter aproveitado mais a oportunidade de conviver com ele
Até breve meu irmão, nos veremos no pós vida.

Angélica Januário Ribeiro e Seu Abraão