terça-feira, 28 de julho de 2020

35 INFECTADOS! DUQUE VENCENDO O COVID 19



Ontem (27/7) o Boletim Epidemiológico  em Duque Bacelar registrou 40 pessoas ativas contaminadas pelo novo coronavírus – o famigerado COVID 19. 


No Boletim de hoje (28/7), atingimos o número de 35 pessoas infectadas - demonstrando o baixar significativa da curva do nível da pandemia entre nós – dentre as 315 pessoas infectos confirmadas, sendo que destas, então recuperadas - somos 273 pessoas no município. Mediante, dos  4 municípios da APA dos Morros Garapenses e Miguel Alves, somos o 1º juntamente com Afonso Cunha, os menos infectados.

 Sendo que dos casos confirmados, entre os contaminados na sede do município, temos ainda 10 pessoas no centro (das 100 infectadas); mais 7 pessoas no Alto Bonito ( das 45 infectadas); 2 no Mutirão – das 35 contaminadas, com somente 4 contaminadas na Beira Rio e 1 pessoa no bairro Matadouro.

Dos 20 povoados do município  contaminados pelo COVID 19,   somente em 7 deles temos contaminados em recuperação, em números minimamente reduzidos. Isso é a vitória plena  chegando sobre o COVID em Duque.


Estamos sim, todos de parabéns, apesar das 7 famílias enlutadas. Sendo mais ainda de parabéns pelas vitórias sobre o vírus: Kamila Santana – Secretária Municipal e a Secretaria adjunta Gilmara –  juntamente com todos os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, agentes de saúde, vigilância. Palmas para o Mercim Linhares, um lutador valente, do bem.

Entretanto, não podemos diminuir os esforço e ações para conter as contaminações no Garapa.  O vírus é ainda uma realidade ativamente existentente, com poder invisível de matar milhares e dezenas  de vida entre nós. Não  se tem uma vacina, podendo o mesmo voltar a contaminar vidas, crescendo. Temos como exemplo  o município de Buriti,  chegou a posição de 9 pessoas infectadas, das mais de 300, e no Boletim de hoje, temos 37 pessoas ativas infectadas.




                Entendam, dependerá de nós população, juntamente com as lideranças administrativas e civis, continuar aperfeiçoando e não deixando as medidas precisas para controlamos o coronavírus em nosso território. Portanto, aplicaçao dos recursos/dinheiro público - honestamente - isolamento e distanciamento social, uso das máscaras e higienização constante e permanente.  

sábado, 25 de julho de 2020

FLÁVIO FURTADO, MAIOR JUDAS POLÍTICO DE DUQUE


O caso mais famoso de traição da história mundial foi arquitetado por Judas Iscariotes. Ele era um dos discípulos de Jesus, homem de confiança do grupo dos discípulos, sendo até o tesoureiro dos doze. Entretanto, os discípulos suspeitavam de desvio de dinheiro, enquanto Judas movia a economia do grupo.  Cristo sabia, porém,  relevava em tais momentos, pois Judas deveria cumprir o plano maior – peculiar de seu caráter de traição e ladrão – que era vender a informação de onde se reunia em secreto Cristo, entregando - o para ser Crucificado e torturado pelo poder político dos governadores romanos.  
A história é tão conhecida por todos, com seus dramas e suspenses, que os  tantos estudos sobre Judas, o de seu comportamento de traidor inveterado, passou ser conhecido como a "Síndrome de Judas".
 Quem é acometido pela “Síndrome de Judas”, igual o ex-prefeito de Duque Bacelar - Flávio Furtado - sempre vai trair tudo e todos. O cenário das disputas política  desenvolveu de tal forma a Síndrome de Judas em Flávio Furtado, lhe causando  um distúrbio incurável. É mais que escandaloso, pois ele possui um  desejo  fobíco para apunhalar quem lhe serve e, é amigo. Ele faz tudo para trair as pessoas que lhe incomodam; um dia foram suas amigas, mas não lhe servem mais; até mesmo ele é capaz de trair quem  ainda lhe é fiel,  ajudando o sempre. 
A Síndrome doentia de Judas que ele desenvolveu o leva a prejudicar a si próprio, mesmo que ele não consiga enxergar isso.   O filho do José Furtado, só citando alguns nomes, traiu o ex - deputado Soliney Silva e Luciano Leitoa, a Governadora Roseana Sarney e o atual Governador Flávio Dino. Na política local traiu e persegui os ex – prefeito Stênio e Carnaúba, Rildo Aguiar e familiares, e, agora voltou a trair vergonhosamente - e sem necessidade - o atual prefeito Jorge Oliveira, amigo dele desde sempre, como de seus irmãos e mãe, no qual  durante anos e anos os socorreu em momentos de aperreios  econômicos (comprando terras, bois, dando-lhes empréstimos e doações) e politicamente gastou mundos de dinheiro em suas campanhas eleitorais nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012. Se Flávio Furtado conseguiu ser prefeito e até se eleger na candidatura de  2004 para vereador e  em 2008 e 2012 para prefeito, ele deve muito, mas muito mesmo, ao dinheiro e a parceria com Jorge Oliveira e a todos os Oliveiras, como o saudoso Pedro Oliveira.
Sim, Flávio Furtado, é o líder político da história garapense que mais traiu amigos e apoiadores. Eu fui uma de suas vítimas, como muitos outros conterraneos que me leem. Ele é mal e inescrupúloso. Inconfiavél. O mesmo   vive de forja dramas e preparar cenários para beijar os rostos dos vários Cristos que tiveram a infeliz oportunidade de aceitá-lo em seu rol de amigos, caminhar junto com ele. E faz não somente nas arenas políticas, como nas arenas da vida mesmo, no existir cotidiano no mundo dos mortais.
Eleito Jorge Oliveira  Prefeito (e foi eleito por seus méritos pessoais e políticos construídos nos últimos 20 anos em sua terra) Flávio Furtado e seus familiares receberam secretárias municipais; como seus apartamentos, carros e imóveis, MAIS  garagens e pontos comerciais adquiridos depois da prefeitura,  foram alugados, injetando-lhe mais de 20 mil reais mensais para ele viver vida de rico e conforto, adquiridos quando prefeito em Duque. Assim, ele continuava o usufruindo do erário dos oitos anos prefeitos, desejando continuar depois, insaciavelmente.  Mas Flávio e os Furtados mesmo tendo todas essas vantagens e bons salários, achavam que Jorge Oliveira lhes devia era mais, e ainda favores. Como traidor (traidores!), deixaram de reconhecer estes tantos de anos que Jorge lhes estendeu mão amiga, comeu o pão na mesa com eles.  
Jorge Oliveira sempre foi amigo do Furtado - este Judas, o traiu.
Assim, para continuar desenvolvendo sua  Síndrome de Judas e trair quem ele não desejava mais usar, jogou os pés no atual prefeito nas eleições de 2018, se opondo ao  candidato a deputado estadual deste, desejando impor independência, vaidosamente; mas querendo mesmo era, e tão somente,  medir forças políticas, no desejo de criar a Oligarguia furtadista em nossa cidade.  Perdeu feio, com diferença de quase mil votos
Depois, com mais de 10 processos e com as contas de sua Gestão desaprovada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, diante das dezenas e dezenas de irregularidades, se humilhou ao Prefeito Jorge, que o perdoou outra vez. Entretanto, só foram suas contas  - desaprovadas pelo TCC - serem sobre as benções de Jorge Oliveira,  aprovadas politicamente pela Câmara de Duque Bacelar, no último dia 7 de julho, o Judas Flávio Furtado, jogando os pés nos seus aliados políticos do PC do B (os mesmos que o elegeram), ele então deu outro beijo de traição, e, unindo-se aos inimigos de seus amigos,  fez aliança política com o MDB do Raimundinho e Burlamarque (que ainda são seus inimigos). Assim, forjou uma aliança ilusória e manipuladora - acreditando ser o máximo extrategista político de Duque Bacelar. 
Para consolitar seu beijo traidor - novamente em sua vida política/pessoal -  hoje, com a maior cara de pau, em rede social, diante de uma pandemia de um vírus que mata igual suas corrupções e roubos do erário público, convida todos a verem  esse beijo Judas, numa transmissão de live, em uma noite, cujo o fim é,  somente a morte política de vez do Burlamaquismo e seu ator principal, em nossa cidade.  
Judas agora maquina para não somente  Crucificar e torturar os amigos que ainda estão ao seu lado, como também até os seus inimigos políticos  históricos, nos olhares de todos - explicidamente - em nada velado. É um beijo traidor já esperado e buscado. E não se ilundam,  os políticos   Raimundinho, Maísa  e o médico Burlamaque, sabem muito bem disso, mesmo em sua decadência política, que os faz humilhantemente quererem  unidade com um  Judas, mesmo que o tal, já os  fizera muito sofrerem, juntos com seus familiares.
 O Judas garapense é um monstro. Um lobisomem as claras. Jamais se pode nele confiar, pois ele está maquinando a sua morte na cruz.




terça-feira, 21 de julho de 2020

POVO DE DUQUE, POR FAVOR, CONTINUEM USANDO MÁSCARAS

Ainda não foi vencida a pandemia do novo coronavírus em nossa cidade, no Brasil e no mundo. Os dados e Boletins de hoje (21/07), mostram , que temos ainda 55 pessoas infectadas em Duque Bacelar. No Brasil, nosso país, atingimos nesta semana 80 mil mortos pelo vírus. É a segunda nação do mundo com o maior número de mortos pelo COVID 19.
Na única vez que saiu na rua pra fazer compras, desde que o Decreto municipal flexionou “tudo”, tenho observado que dezenas de pessoas tem abandonado o uso de máscaras, como o distanciamento social. Elas andam de caras limpas por todos os cantos, despreocupadas, como se o vírus ainda não estivesse  no ar de cada rua e avenida, e nas casas dos infectados. As mesmas – principalmente os grupos de bêbados, os pinguços malcriados – formam motins vergonhosos envolta de litros de cachaça, corpos muitos juntos, buscando a contaminação para seus companheiros de cachaças e para os idosos e outros doentes do grupo de riscos de suas casas.
Ainda não chegamos no momento da volta da vivência social normal entre nós, amigos/comunidade, sem o uso preciso e diário de máscaras, o distanciamento e o isolamento social necessário, com a higienização constante nos lugares públicos/privados e nos lares.

Cuidem-se. Cuidemos uns dos outros!

E não se deixe enganar no momento desse afrouxamento total. O vírus ainda está vivo e contaminando corpos pelas narinas, olhos e toques de mãos. Ele ainda não foi vencido, nem uma vacina foi ainda desenvolvida.

Dona Creuza * 1933 + 2020

Há 5 dias enterremos, tristemente, nossa conterrânea Creuzinha, vítima do coronavírus.

Não deixe o uso de máscaras, por favor!

Confirem abaixo os dois últimos Boletim Epidemiológico em Duque, dos dias 20 e 21 de julho, se informando da realidade da COVID 19 em nosso município:







sábado, 18 de julho de 2020

ANA DUTRA, AMIGA DE MIGUEL ALVES E A ALEGRIA DE PLANTAR QUIABOS NA PANDEMIA DO COVID 19


Ana Dutra, professora de história na vizinha cidade de Miguel Alves -PI, tem sido uma das minhas parceiras e amiga, virtualmente, nesta pandemia do COVID 19. Parceira, me envia o Boletim Epidemiológico da sua cidade, diariamente, assim posso publicar aos leitores do Blog;  amiga presente nesta turbulência do vírus,  temos compartilhados nossos temores e experiências sobre o COVID, como também conversamos sobre nossos trabalhos e pesquisas acadêmicas, a realidade de nossas comunidades. Decerto, todos nós – intimamente – em graus menores a mais profundos, estamos impactados pela pandemia.
A Ana se assombrou de tal forma com esse genocídio coronavirástico, que seus nervos foram afetados, desencadeando nela crise de pânico e ansiedade. Somou-se a isso, a contaminação de membros de sua família em Miguel Alves e Coelho Neto. Então, ela pediu licença do trabalho na SEMED – MA, se trancou em casa e pra dormir começou tomar remédios, até deixou de assistir teelvisão, evitando notícias negativas. Sua interação maior com as pessoas passou a ser via redes sociais. Ele me contou isso, e eu para conforta- lá lhe revelei que eu também tomava remédios para ajudar com o sono, mas não por causa do coronavírus, e sim, devido um distúrbio de sono que adquiri durante os anos, agora afetando muito minha saúde e qualidade de vida, estou há oito meses fazendo tratamento prologando.  
Antes das conversas prologadas no uatizap, Ana e eu periodicamente interagíamos no facebook, onde somos combatentes convictos do Bolsonaro e das ideias bolsomimas - cujas políticas nefastas nas áreas sociais vitais, muito prejuízo vem trazendo ao povo brasileiro em geral, em destaque aos índios e ao meio ambiente.  Nestes dias, temos conversado diversos temas, e foi numa dessas, no início de junho, que ela me perguntou como estava fazendo no isolamento social. 

Ana Dutra, professora, na lutra contra o COVID
Dentre algumas ações mais domésticas, lhe contei, havia iniciado uma plantação de quiabos no quintal de casa. Disse orgulhosamente - mesmo sendo uma experiência primeira a plantação de quiabos - que os meus  haviam vingados, estando com uns 20 centímetros. Recomendei essa amiga a começar uma plantação de hortaliça (se ainda não tivesse em casa), e se cultivasse, introduzisse novas espécies. Enfatizei ser terapêutico. Ana considerou ser uma boa ideia, iria fazer, mesmo tendo em seu lar dois cachorros, "atentados feito o diabo", "fuçadores de  tudo", mas ela mandaria cercar um canto e plantas cebolas e coentros.
Enfim, já se passaram mais de um mês dessa conversa que Ana e eu tivemos sobre cultivo de quiabos como terapia pandêmica,  dentro outras conversas a mais com temática afins, que nos levaram nunca mais retornamos a falar sobre hortas. Não sei se a amiga levou adiante o empreendimento caseiro no canto do quintal. Só sei que  eu mantive minha rotina diurna de regar, adubar minha plantação, observando seus crescimentos. 
E nesta semana, um dos 16 pés de quiabos, o maior, floresceu linda flor amarela, anunciando sua capacidade reprodutiva e que me daria frutos. Nesta manhã,  quadro dos pés floriram com entusiasmo, produzindo em mim muitas alegrias e entusiasmos de orgasmo.

Flor amarela do pé de quiabo

Além dessa alegria, como lição, na reflexão de hoste agricultor de quiabos, renovei a verdade que a esperança, o otimismo, mesmo nos momentos ruins vividos, deve continuar  sendo  sempre nossos sentimentos mais fortes, mesmo embora seja difícil  ser sempre  forte  e otimista diante de crises e pandemias.  
Essa nova realidade, que nos faz reinventar diversos hábitos e hobby cotidianamente, tem também positivamente fortalecidos laços de amizades com muitos, ensinando mais ainda também que, amanhã nossa geração poderá se sobressair mais humana e fraterna, apesar de existir no mundo líderes como o Bolsonaro e seus seguidores extremistas.
Ana, ao ler esse texto, como te falei que faria, prometo que na primeira colheita, que será grande, pois meus pés de quiabos estão criando ramos em cada um (me fazendo crer que poderei diariamente colher  de 5 a 10 quiabos de cada pé), montarei um cesto de fruto bonitos, atravessarei o rio Parnaíba, irei até Miguel Alves lhe presentear. Com isso, quero dizer que o Criador está conosco, as coisas boas e as atitudes espirituais e virtuosas dos homens nos levaram a vitória sobre o COVID 19  em todos os países e em nossa região, sendo que eu, você e os demais amigos nos tornaremos mais fortes e resilientes, no continuar a existência na terra. 

Os pés de quiabo  em alguns pontos do meu quintal




quarta-feira, 8 de julho de 2020

8 DE JULHO - O CORONAVÍRUS EM NOSSA REGIÃO





NOVA DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE HIGIENIZAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS EM DUQUE


Amanhã ( 9/julho) a SEMUS de Duque Bacelar fará entrega de kits de higiene para pessoas do grupo de risco do CORONAVÍRUS, principalmente os idosos, a partir das 8 horas da manhã, em Escolas e Igrejas da cidade, tais quais:

Maria Vieira, São Francisco, Luiz Viana, Miguel Duarte e 1º Igreja Batista.

Se alguém em sua casa recebeu a senha por um dos Agentes Comunitário de Saúde de sua área, não deixe de ir receber seu Kit em um desses lugares.  Os Kits possuem álcool em gel, água sanitária, sabão e máscara.

Essa foto ilutra sobre os Kits.

Obs.: Indo, não  esqueça de ir com sua máscara de uso. Vamos todos nos prevenir contra o Coronavírus.

O Coronavírus


6 E 7 DE JULHO - CONFIRA A REALIDADE VIA BOLETINS DA COVID 19 NA REGIÃO

- BURITI -






- DUQUE BACELAR -



    - MIGUEL ALVES/PI -



- COELHO NETO -



- AFONSO CUNHA -






terça-feira, 7 de julho de 2020

INFECTADO PELO COVID 19 , SERÁ QUE BOLSONARO SE COMPORTARÁ ?!


             Será que o Presidente Bolsonaro, sendo agora infectado pelo COVID 19, após os 4 meses de pandemia, se comportará melhor em relação a realidade sofrida e mortal do coronavírus? Afinal, são mais de 63 mil que já morreram no país.     
            Durante o dia lemos  nas  redes sociais  exposições, ataques e contra ataques  como essas em favor e contra o presidente:

                 


       Então, depois de fazer muito descaso  com a realidade do coronavírus - torcemos que Bolsonaro viva bons sinais do vírus, voltanto  de sua quarentena um ser humano menos tóxico.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

A VITÓRIA DE DONA SALVELINA É VITÓRIA DE TODOS NÓS


No meio da tarde de hoje, estando em casa, estudando no quarto, minha irmã Edilene, às 3:25 postou no grupo de uatizap da família um vídeo de dona Maria Salvelina, saindo do Hospital de Caxias – MA, curada do COVID 19. A reação dos demais membros familiares fora imediato. Meu sobrinho Vinícius de Moraes, às 3:28, donde se encontrava postou um smogio com as palmas juntas, agradecendo a Deus; Sara – outra sobrinha – às 3: 28, também postou o smogio com mãos juntas agradecendo do lugar onde se encontrava,  e outra sobrinha, Janaína, smogio  de rosto chorando de muita emoção, junto com outro agradecendo, às 3:31. Foi através de Janaína, mais emocionada, que soube da alegre notícia de Dona Salvelina, enfim, deixando sua longa quarentena e luta vitoriosa sobre o COVID, pois Janaína chamou a atenção de todos em casa mostrando o vídeo. Correndo para ver, também me emocionei com lágrimas enchendo os olhos. Logo, lembramos-nos do marido de Dona Salvelina, seu Domingo Libane, que faleceu aos 84 anos, vítima do coronavírus, no mesmo hospital que ela se encontrava. A nossa emoção também envolvia a alegria de todos os descendentes de seu Domingo/Dona Salvelina, com a esperança de nosso pai Carnaúba, ainda internado, também em Caxias de COVID 19, voltar para casa.


Como minha família, acredito que todos e todas as pessoas sensíveis de nossa comunidade, e demais famílias amigas dos Libanes se emocionaram ao verem o vídeo de dona Maria Salvelina numa cadeira de rodas, sendo aplaudida pelos profissionais da saúde de Caxias, formando um corredor humano, homenageando – à.  Todos nós nos emocionamos pela sua vitória, como também pela dor e saudade que sentirá ao saber da partida de seu esposo Domingo Libane.  Todos nós sentimos a dualidade dos sentimentos de agora: alegria e tristeza com esse vídeo, com tudo acontecendo nessa pandemia.

Assim, para meu final de dia continuar sendo emocionado por dona Maria Salvelina, e desta vez com  corpo e alma presentes, por volta das cinco da tarde, fui à Rua Chico Rita comprar material na papelaria para o Museu. Ao passar na casa dos Libanes, vendo-os na calçada sentados, perguntei se dona Salvelina já havia chegado em casa. Mariana, sua neta, me respondeu: 

-"Estamos a esperando, Francisco Carlos. Às 5:30 mandaram o recado no uatizap que a ambulância  já se encontrava em Coelho Neto". 

   Falei  para os netos e filhos na calçada que o vídeo dela saindo do hospital era muito emocionante, fez todos chorar em casa. Sendo convidado pra sentar, decidi então que esperaria a chegada dela, afirmando que vi sua saída em vídeo, olharei na realidade do momento, a sua chegada vitoriosa em casa. E sucedeu conforme. Uns 20 minutos  ainda em espera vimos a ambulância chegar  à Chico Rita, parando defronte a casa.  O motorista desceu, com a enfermeira, abriram a porta do veículo, e, os descendentes, vizinhos e amigos viram dona Salvelina saindo com Linna - sua filha vinda do Rio de Janeiro - ainda abatida, mas livre, curada do COVID 19. Os demais filhos a ajudaram a descer, e nós batemos palmas, celebrando sua vida e sua a vitória, aos 78 anos  sobre esse vírus, pois compreendíamos que sua vitória, também é a vitória de todos nós,  sendo bem mais  de seus familiares e dos profissionais da saúde em Duque e Caxias. 

Ao centro DONA SALVELINA,  ladeada com os Netos e filhos.

Fecho  assim, essa narrativa de mais uma vitória sobre o vírus com o agradecimento de Larissa, sua neta, que me chegou há pouco:
- Há exatamente um mês e dois dias, minha avó deu entrada no Hospital Presidente Medice, passou cinco dias e foi transferida para Caxias, após ter sido positivada para covid-19. Foram dias angustiantes, cheios de incertezas, mas nós tínhamos uma fé e esperança tão grande que até nos acalmava um pouco. Minha (nossa) Gratidão a toda equipe de saúde do nosso município "Duque Bacelar" e toda equipe de Caxias por todos os cuidados, atenção e dedicação a nossa veinha, vocês que arriscam suas vidas para salvar vidas a nossa eterna gratidão. Vocês foram essenciais nessa Vitória para nossa família. Hoje, após 1 mês e 2 dias hospitalizada, nossa avó retorna ao seu lar, mais uma das milhões de vidas que venceu a covid-19, Deus é bom o tempo todo. Agradecemos a todos os familiares, amigos, conhecidos e vizinhos que nos ajudaram nessa batalha, que nos enviaram uma palavra amiga e que até nos visitaram, obrigada de coração. Hoje é um dos dias mais feliz de nossas vidas para nossa família, tivemos uma perda, mas também tivemos essa vitória. Obrigada meu Deus!





CONVOCADA SECRETÁRIA CAMILA SANTANA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE O COVID 19 EM DUQUE

                     Na volta das Sessões  da Câmara Municipal de Duque Bacelar, na reunião realizada dia  3 de junho - sexta feira -   os vereadores  aprovaram  o Requerimento Nº 004/2020, assinado pelo vereador Heloíso Ribeiro Gonçalves,  convocando  a Secretária de Saúde do Município, Camila Santana, para ir a mesma casa prestar esclarecimentos das ações  e prevenção contra o COVID 19, bem como expor como estão sendo gastos os 4 milhões de reais  enviados pelo  Governo Federal para o combate ao vírus  no município, montande anunciado  pelo vereador Ocian.   
              O vereador Raimundinho votou por telefone celular, meio pela qual foi transmitida sua fala. Ausente estiveram, Concita do Bode, Luís Marques e Valdemir.
             A vinda da Secretária Camila Santana foi aprovada  por cinco dos vereadores presentes no momento, pois o vereador Ribamar Aguiar saiu da reunião antes da votação, sem prestar esclarecimentos, comportamento que levou o protesto do Vereador Heloíso.    
                   


domingo, 5 de julho de 2020

LAVA-JATO CHEGA AO MOMENTO MAIS CRÍTICO APÓS CONTESTAÇÕES DE ARAS



Augusto  Aras

Depois de seis anos e tendo se tornado, para muitos brasileiros, símbolo do combate à corrupção, a força-tarefa da Operação Lava-Jato de Curitiba se vê envolvida em suspeitas de irregularidades e enfrenta, agora, críticas não só externas, como internas. A equipe, sob coordenação do procurador Deltan Dallagnol, recebeu ataques diretos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e resolveu confrontar com o procurador-geral Augusto Aras.
Há, entre os procuradores, a certeza de que Aras quer centralizar as investigações sobre corrupção e, se necessário, proteger mais à frente o presidente Jair Bolsonaro, sobretudo por causa de seus três filhos –– Flávio, Carlos e Eduardo, cada vez mais enrolados com a Justiça. Mais: é latente o desejo do Palácio do Planalto de desconstruir a imagem do ex-juiz Sergio Moro, símbolo maior da Lava-Jato. O início da disputa entre PGR e a força-tarefa de Curitiba coincidiu justamente com a saída traumática de Moro do governo federal.
A guerra envolvendo a Lava-Jato vem ganhando capítulos bombásticos. Nos últimos dias, surgiram informações de que a força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba teria usado equipamento de gravação e interceptação telefônica de forma ilegal. Na quinta-feira, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas determinou a realização de diligências para apurar denúncia de uso dos equipamentos. Dallagnol nega, diz que são apenas aparelhos de gravação de chamada adquiridos em 2015 devido às ameaças sofridas pela equipe, sendo que os próprios servidores controlavam os registros.
Em ofício enviado a Aras, semana passada, a força-tarefa admitiu que o aparelho teria gravado, “sem querer”, algumas pessoas, depois de servidores terem saído do grupo e “esquecido” o terminal de gravação ligado. Eles citam três casos, chamam de “lapso” e afirmam que aconteceu sem conhecimento dos procuradores. Dallagnol garante que a informação sobre o aparelho de interceptação telefônica foi “plantada na imprensa”, depois da visita da subprocuradora-geral, Lindôra Araújo, a Curitiba. “(O aparelho) não faz grampo, não faz interceptação telefônica”, destaca.
Com o FBI

Outra polêmica foi a suposta ligação da força-tarefa de Curitiba com o FBI (a polícia federal dos Estados Unidos). Segundo Dallagnol, o contato nada teve de ilegal. Ele conta que entre 2016 e 2017, a Odebrecht montou um sistema de pagamento de propinas no Brasil e nos EUA que estava criptografado, e precisaram saber se os americanos tinham tecnologia para quebrar o código. “Foi um questionamento legítimo e lícito”, salientou. O procurador garante que, se houvesse alguma ilegalidade, advogados já teriam questionado. “Atos da Lava-Jato são examinados desde o princípio por três instâncias independentes do Judiciário”, afirma.
Não foi só. Levantou-se a suspeita de que a força-tarefa de Curitiba teria disfarçado os sobrenomes dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), em uma denúncia. Foram incluídos com sobrenomes menos conhecidos, “Rodrigo Felinto” e “David Samuel”. A mudança seria para que a investigação não fosse ao Supremo Tribunal Federal (STF), continuando na primeira instância. A força-tarefa justificou que a investigação não teve como alvo pessoas com foro privilegiado e que os nomes assim estavam porque não cabiam inteiros nas tabelas.
O cientista político Cristiano Noronha, da consultoria Arko Advice, aponta que a Lava-Jato vem passando por questionamentos há tempos. As dúvidas se potencializaram após Moro abandonar a magistratura para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.
Professor de direito administrativo na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), e estudioso da Lava-Jato, Gustavo Justino de Oliveira avalia que houve uma politização da operação. “Ela se torna um movimento e, de alguma maneira, levou à eleição de Bolsonaro, que pegou carona no movimento do ‘lavajatismo’”, diz.
Oliveira ressalta também que a manutenção, por muito tempo, da força-tarefa fez com que se institucionalizasse, passando a concorrer com o próprio Ministério Público Federal (MPF). É a partir daí que, segundo o professor, surgem os conflitos com a PGR sobre autonomia. “Acho que ele (o procurador-geral Augusto Aras) percebeu uma concorrência desleal e descabida de uma força-tarefa que vem se institucionalizando, atuando há muito tempo, e acaba concorrendo em termos de autonomia com a cúpula do MPF”, frisa.
Para o cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Ricardo Ismael, a tentativa de esvaziamento da Lava-Jato tem relação direta com Bolsonaro, que se apoiou no discurso anticorrupção gerado pela operação, indicou Moro a um dos seus ministérios e, agora, se vê sem o ex-juiz e se aproximando do Centrão. “(Os partidos do Centrão) são forças conservadoras que não apoiam o fortalecimento da Lava-Jato”, explica.
Ismael também crê que está havendo uma “criminalização dos procuradores que atuam na Lava-Jato”. “Vamos voltar aos patamares de antes de 2014, quando político corrupto não era preso”, afirma. 

FONTE: Correio Brasiliense
MATÉRIA:Sarah Teófilo

sábado, 4 de julho de 2020

4 DE JULHO - COVID 19 NAS CIDADES DA REGIÃO

Em Buriti o quadro desde ontem ( 3/6) se mantem em 16 ativos - contaminados.



Em Afonso Cunha,  de onte para hoje  aumento de 6 novos casos, pulando de 26 para 32 ativos.

                 Coelho  Neto  de 483 casos, baixou para 457  infectados.


          Duque Bacelar, os ativos contaminados se mantér em 75 pessoas.


sexta-feira, 3 de julho de 2020

3 DE JULHO - COVID 19 NAS CIDADES DA REGIÃO







2 DE JULHO - 1º MORTE EM AFONSO CUNHA. VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O COVID 19 NA REGIÃO

     O Boletim Epidemiológico de Afonso Cunha registrou a primeira morte (uma mulher) nesta quinta, 2 de Julho. Houve uma pequena confussão  referente ao registro dessa morte no boletim. A paciente/falecida  era da cidade, mas no Boletim ficou na ficha de cadastro  diferente. Então, a Secretaria de Estado de Saúde - SES  atendeu o questionamento e solicitou que a informação passasse a ser incluído no registro do boletim afonsocunhense.  A situação  dos ativos contaminados continua pausado nas 25 pessoas.


 

   Buriti  registrou  4 pessoas recuperdas, mais 1 contaminação, estando com 15 ativos pelo COVID 19.




                        Duque Bacelar temos 77 ativos:



           Miguel Alves registrou 107 ativos, com 154 recuperados.



Em Coelho Neto o número de recuperados continua ultrapassando o número de ativos!👏



quinta-feira, 2 de julho de 2020

ANTONIO VIEIRA PASSOS ( in memoriam)

* 1939 + 2020

Antonio Vieira Passos, nascido em 2 de dezembro de 1939, filho de Maria  Vieira  Passos e Anternor, no povoado Linha de Pau - DB. Casou em 31  de outubro de 1959 com a professora Perpétua Nunes, tendo da relação os filhos Didi Nunes Passos, Ari  Nunes Passos, Jesus  Nunes Passos( em memória) e Hélio Nunes Passos. 
  Homem criado na labuta da roça,  índole forte e educada, bom comunicador,  tornou-se figura pública expressiva  em Duque Bacelar, elegendo vereador no mandato de 1977 – 1982, sendo aliado da gestora  Vilmar Machado Vilar. Essa aliança favoreceu dele ser indicado  na chapa para vice – prefeito de Francisco Burlamaqui,  exercendo o mandato nos anos  de 1983 – 1988.  Teve segundo mandato de vereador em  1989 – 1992 e o terceiro em 1993 - 1996.
  Mesmo exercendo cargos públicos, nunca deixou a simplicidade  de homem lavrador, sempre cultivando  roçados,  fazendo giquis e pescando nas lagoas e igarapés garapenses.
   Popularizou a  sigla de seu nome: AVP, sendo assim conhecido. 
   AVP  infectado  pelo COVID -19, foi a 5º vítima na cidade de Duque Bacelar  a deixar o passageiro mundo humano  dos mortais,  dia 1º de Julho de 2020, aos  80 anos  e nove meses.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

1º JULHO - CONFIRA O COVID 19 NAS CIDADES DA REGIÃO

                      Buriti, enquanto ontem contava com 9 (pessoas) ativos - contaminadas, subiu para 19,  diagnosticando mais 10 casos.



                       Afonso Cunha, manteve as 28 pessoas ativos - contaminadas.


             Duque Bacelar, tivemos 14 recuperados (glórias), porém, um óbito ( Antônio Vieira Passos), deixando todos enlutados.



                   A situação de Miguel Alves nos tem preocupado. O vírus vem contaminando diariamente. Hoje chegou 103 ativos - contaminados.



                     E Coelho Neto a curva vem diminindo,  hoje alcançando 470 casos.



                 Um Boletim com gráfico da curva decrescente do COVID 19 em Coelho Neto.