segunda-feira, 23 de novembro de 2020

ARTISTAS E ESPAÇOS CULTURAIS DISCUTEM AUXÍLIO EMERGÊNCIAL EM DUQUE BACELAR

 

Desde agosto representantes do MUHNAP - Museu de História Natural e Ambiental do Vale do Parnaíba - começaram um diálogo intensificado com a Secretaria Municipal de Cultura e Educação de Duque Bacelar para os gestores da pasta aderirem ao Auxílio Emergencial  Aldir Blanc, criado pelo Governo Federal, através da  Lei 14.017 29 de junho 2020 que destina 3 bilhões de reais para apoiar o setor cultural brasileiro nos  estados e municípios, sendo que este foi o setor mais prejudicado pela pandemia do COVID 19. Ao município de Duque Bacelar está destinado 94 mil reais para ser distribuído entre os espaços e grupos culturais locais, como iniciativas culturais através de editais, bolsas e prêmios.

Roda de conversa com o Secretário Martinho Marques e produtores culturais de Duque Bacelar sobre o estado do repasse do Auxílio Cultural para os grupos e espaços culturais locais

Assim, ainda em agosto se formou uma Comissão de pessoas da sociedade civil e poder PÚBLICO, fazendo algumas reuniões, discutindo como o município poderia se cadastrar na Plataforma Brasil, criar um plano de Ação, porém, com o acirramento das disputas eleitorais locais e envolvimento de pessoas da comissão (a mesma até deixou de fazer reunião) houve atraso de demandas e somente em 15 de outubro, último prazo para adesão do município, se conseguiu se cadastrar para receber recursos.

Hoje (23/11) faltando menos de um mês e sete dias para o término da atual gestão municipal, alguns artistas animados  pelo MUHNAP tiveram a primeira reunião com o secretário Martinho Marques, no  auditório da SEMED. Antes, porém, se reuniram na sede do Museu para articular as ações coletivas. Em  fala o secretário Martinho  após explicar pontos da Lei Aldir Blanc para os 15 artistas presentes, afirmou que se fará o esforço devido para ainda neste mês o edital ser enfim lançado,  os espaços e grupos culturais, com demais expressões culturais devidas locais serem chamadas   sendo contempladas com esse recurso, vindos assim fortalecer suas atividades, interrompidas com o COVID -19.
    Vale ressaltar que municípios como Miguel Alves que avançaram com a implantação da Lei Aldir Blanc, os espaços e grupos culturais já foram contemplados com os recursos através de bolsas e prêmios.

Aqui em Duque Bacelar a gestão atual não pode mais demorar com a publicação do edital e chamamento cultural, correndo agora contra o tempo para os artistas, seus grupos e espaços culturais existentes na cidade não esperarem tanto, nem fiquem com falsas esperanças.

Reunião no MUHNAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário