Em setembro de 1954, alguns meses após o assassinado do coronel Duque Bacelar, em Coelho Neto, houve um desentendimento entre um membro do filho do Duque com o jovem líder político e empresário do povoado Garapa, José Ribamar Oliveira e membros da família dele, na emoção e dilema dos Bacelar durante o luto da perda de não saberem, definitivo, quem havia contratado pistoleiros para assassinarem seu progenitor. Havendo a pacificação entre ambas as famílias, na intermediação do Governador Eugênio Barros, em selo de paz os líderes das duas famílias decidiram criar um novo município dentro do território de Coelho Neto, homenageando Duque Bacelar. Assim, sucedeu. Em 7 de dezembro o Diário Oficial do Maranhão publicava a Lei nº 1. 294 criando a cidade e município Duque Bacelar.
Através da Exposição "Seu José, Ribamar, Zé Bonitim", essa história esta sendo contada para os visitantes via fotos, textos, totem e objetos pessoais de José Ribamar Oliveira, um dos fundadores do município Duque Bacelar.
Iniciada ontem (20/10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro de Duque, o evento se estenderá até dia 30 de outubro, tendo como objetivos além das comemorações dos 100 anos de nascimento de José Ribamar, busca tornar vivos alguns fatos e memórias sobre o antigo Garapa, no qual enquanto vivo, ele foi um protagonista principal.
Segundo a professora de história na Escola estadual Luis Viana, Karol Bonny, a "exposição contribui muito para o fazer história na cidade"
Organizado pela curadoria do MUHNAP – Museu de História Natural e Ambiental do Vale do Parnaíba, tendo o apoio e patrocínio de membros da Sociedade Amiga do Museu, ABAMA, professores, lideranças políticas e civis da cidade de Duque.
Nestes dois dias de abertura da exposição, a mesma está sendo bastante visitada por estudantes de diversas escolas do município; moradores dos
povoados e da sede da cidade, além de populares locais, se destacando a mesma como grande promotora de conhecimento e cultura para os moradores.
Um evento que todos da comunidade deveriam programar um tempo para apreciar.